Translation

Blogger Tips And Tricks|Latest Tips For BloggersFree BacklinksBlogger Tips And Tricks
Powered By google

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bastões de Caminhada - O apoio certo para o terreno incerto. + Walking Sticks - The right support for uneven terrain.

 Vale a pena investir em um bastão de caminhada? Você conhece os tipos de bastões?

     Várias são as dúvidas com relação às vantagens e desvantagens em usar os bastões de caminhada e dentre essas dúvidas, vale a pena ou não investir em um bastão para fazer uma caminhada longa ou mesmo um passeio mais curto em terreno plano ou acidentado?
      Os bastões de caminhada já são equipamentos obrigatórios para muitos esportistas de longas caminhadas, trekking ou o hiking, principalmente para os mochileiros, os bastões ofertam um excelente equilibrio.

     Quais são as vantagens que os bastões oferecem aos caminhantes?


  • Proporcionam melhor equilíbrio e rendimento durante a caminhada.
  • Diminuem o esforço nas subidas, reduzindo consideravelmente o stress nos joelhos e outras articulações.
  • Nas subidas o bastão transfere parte do esforço para os seus ombros, costas e braços, reduzindo o esforço  e a fadiga das pernas.
  • Ajudam o caminhante a estabelecer um bom ritmo de caminhada.
  • Aumentam a segurança nos terrenos acidentados, cheios de pedras ou lisos demais. Em caso de torções no pé o bastão pode ser utilizado como apoio e pode livrar o caminhante de se ferir na caminhada.
  • Podem ser usados para verificar a estabilidade do terreno antes de  prosseguir e também para verificar a presença de cobras ou outros animais, dependendo do local onde esteja caminhando.
  • O uso do bastão de caminhadas, ao contrário do que parece, não diminui o gasto de energia do caminhante. Muitos especialistas garantem que de fato aumenta em até 20% este gasto, pois o caminhante é obrigado a movimentar todo o corpo, como braços e ombros.
  • São também muito recomendados para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos, em particular nas subidas e descidas de terrenos mais acidentados.  De acordo com estudos feitos sobre o assunto esta compressão pode ser reduzida em até 25%.

Tipos dos bastão de caminhadas

     Certas caracteristicas devem ser consideras diante da escolha dos bastões para caminhada: materiais impregados na fabricação e sua resistência são importantes quesitos para um equipemento de qualidade.
     Outro questionamento constantemente trazido a baila, é a quantidade, existem caminhantes que preferem somente um bastão, proporciona uma bom equilibrio contra um menor gasto energético, mas recomendo sempre utilizar um par (2 peças), apesar de o gasto energético relativamente maior, a estrutura corporal manter-se-á mais preservada, já que os apoios serão dos dois lados.

Bastões Anti-choque
    Assim como nossas membros inferiores recebem e dispersam os impactos durante uma caminhada, nossos membros superiores receberam também esses impactos quando da utilização de bastões para caminhada, para minimizar esse impacto existem os bastões anti-choque, esses possuem molas em seu interior, proporcionando um amortecimento aos impactos. Essas molas podem também ser desativadas, como por exemplo,  quando o caminhante estiver subindo um terreno.
     É mais recomendado para quem tem problemas de joelhos ou tornozelos.

Bastões Standard
     Para pessoas que não querem muitos recursos os modelos Standard são os mais utilizados, não possuem recursos de absorção de impacto como os Anti-choques, no entanto são leves e mais baratos, em uma boa busca bons modelos podem ser encontrados no mercado e satisfazem as necessidades de qualquer caminhante.

Bastões Retráteis
     Bastões fabricados em alumínio, são muito versáteis quando se refere a transporte. Sua estrutura é oca afim de que as partes possas ser unidas internamente. Sua estabilidade se dá por um cordame interno que quando tracionado mantém as partes unidas. São muito leves e práticos, mas não podem ter o seu comprimento variado.

Tipos de material

     Existem basicamente dois tipos de materiais mais utilizados para os bastões de caminhada:
     Duralumínio (Ou alumínio high-grade): Com aproximadamente 350 gramas de peso, é um material muito resistente e econômico. Uma das vantagens deste material é que o duralumínio pode até fletir diante de um stress muito elevado,  mas jamais se quebra completamente.
     Fibra de Carbono: É um material muito leve e resistente e costuma pesar aproximadamente 310 gramas. São também modelos um pouco mais caros e muito indicados para situações mais extremas de caminhadas. Ao contrário dos modelos de duralumínio, os de fibra de carbono podem quebrar diante de situações de extrema tensão.

Grips
     A grip é a extremidade onde o caminhante segura o bastão. Sempre possui uma alça de fixação para ser colocada em volta dos pulsos (Acolchoada). Sua função  é a de dar melhor pegada e aliviar o stress nos pulsos, além de evitar que caiam acidentalmente da mão.
     As grips podem ser de 3 tipos:
     Cortiça: São muito confortáveis e aliviam muito o suor das mãos. Reduzem bastante as vibrações
     Borracha: Absorvem bem ao choque e vibrações e permitem uma ótima pegada, especialmente quando se está subindo algum terreno. Por outro lado não fazem boa absorção do suor das mãos, mas os modelos modernos possuem ranhuras que minimizam este problema.
     Espuma: É uma opção muito utilizada por ser um ótimo absorvente  do suor das mãos e muito macia ao tato.

Baskets e Ponteiras
     As baskets são os acessórios acoplados nas ponteiras para limitar a penetração das mesmas em diversos tipos de solo. Há modelos para terrenos moles, lama ou neve. É um acessório importante e normalmente acompanha o bastão na sua versão original.
     As ponteiras costumam ser de aço ou carbono e são importantes para uma boa penetração no terreno. Normalmente vem com protetores de borracha para as ponteiras, que protegem as mesmas durante o transporte. As proteções também evitam furar roupas ou outros objetos em sua bagagem quando o bastão não está em uso. Portanto lembre-se que a proteção de borracha tem somente estas funções e não deve ser mantida no bastão quando você estiver caminhando.

Como Utilizar os batões
     Os bastões podem ser ajustados em sua altura, aproximadamente entre 66 e 135 cm de altura.
     Normalmente os bastões trazem marcações na haste para facilitar o ajuste das mesmas: Para fazer o ajuste deve-se torcer a junta da haste e soltar a mesma, colocando então  a altura desejada. Ao voltar a torcer no sentido inverso as emendas são fixadas  e deixam o bastão bem firme.
     Subindo um terreno: Diminua o comprimento das hastes em alguns centímetros para aumentar a capacidade de alavancagem do bastão.
     Descendo um terreno: Aumente o comprimento das hastes em alguns centímetros para ter melhor controle e equilíbrio.
No terreno plano: Para o ajuste normal do comprimento do bastão  o seu braço deve ficar na horizontal quando o bastão estiver em sua mão e apoiado no chão.
     Em terrenos inclinados: O bastão mais abaixo deve ser mais longo e o bastão que fica acima deve ser mais curto.

     Agora que você conhece mais sobre os bastões para caminhada pode avaliar os prós e contras. Certamente maior segurança e menor esforço será percebido por quemos utilizar. Os bastões se tornaram essenciais em longos trajetos e terrenos acidentados, além de aviliar a tensão das costas quando de mochilas com maior carga. E importante, para quem tem algum problema de joelhos ou tornozelo o bastão é sem dúvidas um ótimo amigo, ainda mais quando absorve os impactos...
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 It is worth investing in a walking stick? You know the types of bats?
     There are several questions regarding the advantages and disadvantages in using walking sticks and among these questions, it is worth or not to invest in a stick to make a long walk or a short ride on flat terrain or bumpy?

      The walking sticks are now mandatory equipment for many sports people walking, trekking or hiking, especially for backpackers, bats offer a great balance.

     What are the benefits that bats provide walkers?

    Provide better balance and performance during walking.
    Decrease the effort on the climbs, considerably reducing the stress on the knees and other joints.
    Uphill bat transfers part of its effort to shoulders, back and arms, reducing stress and fatigue of the legs.
    The walker to help establish a good walking pace.
    Increase safety in rough terrain, full of smooth stones or other. If the foot twists the stick can be used as a support and free the hiker was injured during walking.
    Can be used to verify the stability of the ground before proceeding and also to verify the presence of snakes or other animals, depending on where you're headed.
    The use of walking stick, unlike it seems, not reduce energy expenditure of walking. Many experts ensure that in fact increases by 20% this spending, because the walker is forced to move throughout the body, like arms and shoulders.
    They are also highly recommended for those with bad knees or ankles, especially on the climbs and descents over rough terrain. According to studies done on the subject this compression can be reduced by 25%.
Types of walking stick
     Certain characteristics must be considered before the choice of walking sticks, impregnated materials in the manufacturing and toughness are important questions for a quality equipement.

     Another issue brought up constantly, is the amount, there are walkers who prefer only one bat, provides a good balance against a lower energy expenditure, but always recommend using a pair (2 pieces), despite the relatively greater energy expenditure, the structure body will remain better preserved, since the supports are on both sides.
Anti-shock batons
    Just as our legs receive and disperse the impact during a walk, our members also received these higher impacts when using sticks to walk, to minimize this impact there are anti-shock batons, these springs are inside, providing a cushion impacts. These springs can also be disabled, for example, when the walker is a rising ground.
     It's recommended for those who have problems with knees or ankles.
Standard Canes
     For people who do not want many features Standard models are the most used, do not have resources to absorb shock as the Anti-shock, but they are lighter and cheaper in a good search good models can be found in the market and meet the needs of any traveler.

Retractable Bats
     Bats made of aluminum, are very versatile when it comes to transportation. Its structure is hollow in order that the parties can be united internally. Its stability is given by a rope which they maintained when pulled things together. They are very lightweight and handy, but its length may have varied.
Media Types
     There are basically two types of material mostly used for walking sticks:
     Duralumin (aluminum or high-grade): With approximately 350 grams of weight material is a very durable and economical. One of the advantages of this material is that the duralumin can even flex in front of a very high stress, but never breaks through.

     Carbon Fiber: This material is very light and sturdy and usually weigh about 310 grams. They are also models a little more expensive and very suitable for the most extreme hiking. Unlike models of duralumin, the carbon fiber can break down in situations of extreme tension.
Grips
     The grip is the end where the hiker holding the pole. Always has a handle attachment to be placed around the wrists (Padded). Its function is to give better grip and relieve stress on the wrists, and keep them from falling accidentally from the hand.
     The grips can be of three types:
     Cork: They are very comfortable and relieve much of the hands sweat. Greatly reduce the vibrations
     Rubber: Absorbs shock and vibration well and allow a good grip, especially when going up some ground. On the other hand do not make good absorption of perspiration on the hands, but modern models have slots that minimize this problem.
     Foam: This is an option used to be a very good absorbent of sweat from the hands and very soft to the touch.
Baskets and Tips
     The baskets are attached accessories in tips to limit the penetration of them in various soil types. There are models for soft soil, mud or snow. It is an important accessory and usually comes with the stick in its original version.
     The tips are usually steel or carbon and are important for good soil. Usually comes with rubber bumpers for the ears, protecting them during transport. The protections also prevent sticking clothing or other objects in your luggage when the stick is not in use. So remember that the rubber boot has only these functions and should not be kept at bat when you're walking.
How to Use the beat
     The rods can be adjusted in height, approximately between 66 and 135 cm in height.

     Usually bats bring markings on the rod for easy adjustment of the same: To make the adjustment should be twisting the wiper seal and drop it, then placing the desired height. Returning to twist in the opposite direction the amendments are set and leave the stick tightly.

     A rising ground: Reduce the length of the stems a few inches to increase the ability to leverage the bat.
     Ground down: Increase the length of the stems a few inches to get better control and balance.
     On the ground plan: For the normal adjustment of the length of stick his arm must be horizontal when the stick is in your hand and resting on the floor.
     On sloping land: The rod should be lower and the longer stick that is up should be shorter.

     Now that you know more about walking sticks can evaluate the pros and cons. Certainly more security and less effort will be perceived by those who use. Bats have become essential for long journeys and rough terrain, and aviliar back tension when backpacks with higher load. It is important for those who have a problem with the knee or ankle bat is undoubtedly a great friend, even when it absorbs the impact...

3 comentários:

  1. Oi Edson! Muito legal a sua matéria! O blog também é muito interessante! Parabéns!
    Vom para que possa me auxiliar com a camera rsrs a Nikon a qual havia mensionado!
    Abraço

    Rafaela
    rafabqp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se em baixas temperaturas a inclinação do bastão é a mesma, pois o sangue precisa circular.

    ResponderExcluir
  3. Fiz uma pesquisa e a indicação de bastões mesmo em temperaturas baixas pode ser mantida de acordo com a inclinação e irregularidade do terreno, é importante observar uma posição menor que indicada (90º) na articulação do cotovelo, desta maneira o arco de movimento ou amplitude de movimento é aumentada. Movimento gera calor. ;v)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário, opiniões são bem-vindas quando somam ao esforço de melhorar.