TREINAMENTO


MAXIMIZE SUA EXPERIÊNCIA NA MONTANHA!

Planificação de treinamentos para esportes de aventura em ambiente de montanh
a.


    A aventura em ambiente natural é atrativa e cada vez mais pessoas se dispõem a praticá-la. Para tal a exigência de uma preparação física, psicológica, técnica e logística se faz necessária
.
Como profissional de educação física e praticanten dos esportes de ação, Ed Bergsteiger é capacitado e habilitado para orientar o melhor meio de treinamento personalizado, de acordoi com cada demanda. 

É sabido que a prática regular de exercícios físicos resulta em muitos benefícios e, esta é a base para fortalecer o corpo e a mente quando o interesse é ampliar o horizonte, com o intuído de presenciar uma bela e cativante experiência percorrendo encostas e vales íngremes ou literalmente, elevar nos níveis dos desafios pessoais.

É importante salientar que o sucesso de uma expedição depende de múltiplos fatores, no que compete a ao estado físico do indivíduo estes vão desde a preparação pré-expedição, passando pelo período de aclimatação – adaptação do organismo em ambiente de montanha – e o retorno seguro ao lar, este é o verdadeiro cume a ser alcançado.

PREPARAÇÃO FÍSICA E MENTAL

Antes de iniciar quaisquer tipos de treinamentos é fundamental a realização de uma avaliação de aptidão física para saber como está a sua saúde.

O delineamento das bases de treinamento segue, como referência, os resultados advindos de uma avaliação física pormenorizada, servindo de referência o condicionamento cardiorrespiratório, a força e resistência muscular e flexibilidade.

Resistência Aeróbica? Anaeróbica? Como assim?

Resistencia aeróbica

A capacidade de um indivíduo em manter o trekking de aproximação à montanha, caminhando por horas é um exemplo da conhecida resistência aeróbica
Consiste além de diversas outras mudanças fisiológicas positivas, a melhora na eficiência cardiocirculatória.


Resistencia Anaeróbica

Com um conceito aproximado ao descrito acima, a capacidade de o indivíduo em manter suas atividades em ambiente de montanha, com elevada altitude é o exemplo da resistência anaeróbia, ou seja, resistir em ambiente onde a promoção de oxigênio é restrita. Importante durante todo o período de ascensão e preparação para o tão desejado cume e regresso seguro.

Força e resistência muscular

Quando se pensa em força imagina-se mover grandes cargas, o que faz parte do conceito parcial, o treinamento destas valências físicas é fundamental na prevenção de lesões, aumentando a performance e no caso do montanhismo elevando a resistência às sobrecargas (mochila e equipamentos).

A avaliação física e funcional é imprescindível para a identificação e correção de desequilíbrios e fraquezas musculares. Deve ser direcionado o trabalho de fortalecimento do “core” região de equilíbrio corporal que envolve abdômen, lombar e quadril com exercícios específicos, utilizando pesos livres, cabos, elásticos, bolas, aparelhos de musculação e a pratica de caminhadas portando mochila com pesos.
A resistência muscular se dará com a repetição dos exercícios de maneira gradual e progressiva, respeitando o corpo, aprendendo através dele.

Flexibilidade
Os alongamentos além de melhorar a flexibilidade, auxilia na prevenção de lesões e desconfortos musculares durante ou após as sessões de treino ou as atividades de escalada. Atua também auxiliando no equilíbrio muscular e se dá pela capacidade de um indivíduo em realizar determinado ação motora em uma certa amplitude de movimento.

Basicamente o treino será direcionado utilizando estas referências, logicamente o treinamento mental é indispensável. Fortalecer a mente e o corpo para alcançar todos os objetivos.

Bons treinos e boas expedições! Viva o Climb!!

Ed Bergsteiger - Profisisonal de Educação Física - Instrutor de escalada
Confef/Cref 028480-G/MG 
FEMEMG – 0008
 

Período pré-expedição

Nº de planilhas de treino
Dias de treinamento
Investimento

De 1 a 3 meses

2 planilhas
4 dias/semana
250,00

De 4 a 6 meses

4 planilhas
De 3 a 5 dias/semana
350,00

De 7 a 9 meses

6 planilhas
De 4 a 6 dias/semana
500,00

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cozinha de acampamento – Saboreando a aventura - Parte I

TRABALHO EM ALTURA - Risco e Prevenção + WORKING AT HEIGHTS - Risk and Prevention