Waldemar Niclevicz - O Maior Montanhista do Brasil + Waldemar Niclevicz - The highest mountain in Brazil
WALDEMAR O ALPINISTA
Waldemar Niclevicz, é Brasileiro, nascido em Foz do Iguaçu, mais próximo das águas do que das montanhas, seu contato com o excursionismo foi tomando forma quando passou a residir em Curitiba - PR, caminhadas na Serra do Mar foram servindo de degraus para conquistas maiores.
Itatiaia - RJ, apareceria como o campo escola para escaladas e aprimoramento das técnicas verticais. Levado pelo desejo de aventura, em 1985 teve seu primeiro contato com o mundo andino, Machu Picchu foi o marco zero da jornada impressionante deste esportista Brasileiro.
Retornando a Curitiba, começou a trabalhar em uma fábrica de mochilas e guiando grupos para as montanhas e cavernas, auxiliado pelo aprendizado no curso de Turismo realizado pela Universidade Federal do Paraná.
Fevereio de 1988 - feito memorável para Waldemar e o esporte, após alcançar o cume do Monte Aconcagua, outras montanhas foram surgindo como novos e emocionantes desafios: Ojos Del Salado - Chile; Illimani - Bolívia; Huascaran - Peru; Chimborazo - Equador; Matterhorn - Suiça/Itália, dentre tantas outras.
LEVANDO O BRASIL AO TOPO DO MUNDO
Em 1991 a possibilidade de escalar o Everest já se tornara real, mas as dificuldades com equipamentos criaram uma barreira para a conquista, mas a persistência foi mais forte e em 1995 Wlademar Nicleviz conquistou o mais almejado sonho. Ver livro - Everest Diario de uma Vitoria - Waldemar Niclevicz
Dentre muitas montanhas no mundo o K2 é a que mais instiga seus desafiantes, tida como a mais mortal das montanhas, devido sua dificuldade de acensão, tornou-se alvo de Waldemar que durante os treinamentos escalara outras três montanhas com mais de 8000 metros: Cho Oyo; Shisha Pangma e Gasherbrum, sendo a segunda maior montanha do mundo o K2 somente se rendeu o Brasileiro na terceira tentativa.
Trango Tower surgiu rumo ao K2, à esquerda do Glaciar Baltoro, sua vertiginosa verticalidade chamam muito a atenção, 1.500 metros transformam a face leste na maior parede vertical do mundo. Também conhecida como Nameless Tower ou Torre Sem Nome, foi escalada a primeira vez em 1976. Sua segunda ascensão aconteceu apenas onze anos depois e até hoje somente 72 heróicos alpinistas chegaram no alto dos seus 6.251 metros de altitude, em um total de apenas 24 expedições com êxito.
Trata-se de um dos maiores desafios do alpinismo mundial, porém sua altitude, as constantes avalanches de neve e pedra, os raros intervalos de bom tempo, obrigam grandes alpinistas a tirar este sonho da cabeça.
Trata-se de um dos maiores desafios do alpinismo mundial, porém sua altitude, as constantes avalanches de neve e pedra, os raros intervalos de bom tempo, obrigam grandes alpinistas a tirar este sonho da cabeça.
Em 2002, Waldemar passou a ser o primeiro brasileiro a escalar o Lhotse, a 4ª maior montanha do mundo. Em 2004, escalou 18 montanhas na Cordilheira dos Andes, a maioria conquistas inéditas para um brasileiro.
Em 2005, para comemorar o aniversário dos 10 anos da conquista brasileira da maior montanha do mundo, Waldemar repetiu a escalada, tornando-se o primeiro brasileiro a escalar o Everest duas vezes.
Em 2006, Waldemar escalou as duas maiores montanhas do Ártico, situadas na Groelândia, bem como as três maiores montanhas da Nova Zelândia, todas conquistas inéditas para um brasileiro. Também em 2006, Waldemar chegou ao alto da maior montanha da Austrália e escalou o Totem Pole, na Tasmânia.
Em 2007, Waldemar tentou escalar o Makalu, situado ao lado do Everest, mas o mau tempo não permitiu. Foi feita então uma nova investida em 2008, quando finalmente a Bandeira Brasileira tremulou pela primeira vez no alto desta que é a 5ª maior montanha do mundo.
Em dezembro de 2008 Waldemar escalou as maiores montanhas do México, e em janeiro de 2009 as maiores montanhas da América Central, situadas na Guatemala e na Costa Rica.
Em julho e agosto de 2009 Waldemar tornou-se o primeiro brasileiro a escalar o Lenin (7.134m) e o Khan Tengri (7.010m), imponentes montanhas situadas respectivamente nas cordilheiras do Pamir e do Tien Shan, na Ásia Central.
Com todo este currículo, Waldemar acabou se tornando o maior alpinista brasileiro de todos os tempos, e é reconhecido mundialmente como um dos mais completos e dedicados alpinistas da atualidade.
Graças a seu entusiasmo e alto nível técnico, continua elevando a Bandeira Brasileira aos pontos mais altos do mundo, dando exemplo de patriotismo, dedicação, perseverança, amor ao esporte e a natureza, o que o leva a ser reconhecido mundialmente como um dos mais completos alpinistas da atualidade.
Feitos notáveis na carreira de Waldemar Niclevicz:
Escalou em solitário o Aconcágua (6.959m), a maior montanha das Américas, situada na Argentina, em fevereiro de 1988.
1º Brasileiro a escalar o Ojos del Salado (6.864m), a maior montanha do Chile, em solitário, em fevereiro de 1989.
1º Brasileiro a escalar em solitário o Huascaran (6.768m), a maior montanha do Peru, em agosto de 1989.
1º Brasileiro a escalar em solitário o Chimborazo (6.310m), a maior montanha do Equador, em agosto de 1989.
1º Brasileiro a escalar em solitário o Matterhorn (4.484m), a maior montanha da Suíça, a segunda maior dos Alpes, em agosto de 1991.
1º Brasileiro a escalar em solitário o Mont Blanc (4.807m), a maior montanha dos Alpes Europeus, situada na fronteira da Itália com a França, em agosto de 1991.
1º Brasileiro a tentar escalar o Everest (8.848m), a maior montanha do mundo, situada na fronteira do Nepal com o Tibete (China), junto com uma expedição francesa, chegou em solitário até os 8.504m, no dia 4 de outubro de 1991.
1º Brasileiro a escalar o Everest (8.848m), a maior montanha do mundo, situada na fronteira do Nepal com o Tibete (China), junto com o compatriota Mozart Catão, no dia 14 de maio de 1995.
1º Brasileiro a escalar o Elbrus (5.642m), a maior montanha da Europa, situado na fronteira da Rússia com a Geórgia do Sul, em solitário, em julho de 1996.
1º Brasileiro a escalar o Vinson (4.897m), a maior montanha da Antártida, junto com o americano Dave Hann, em dezembro de 1996.
1º Brasileiro a escalar o Sajama (6.542m), a maior montanha da Bolívia, em solitário, em abril de 1997.
1º Brasileiro a escalar em solitário o Mc Kynley (6.194m), a maior montanha da América do Norte, situada no Alasca, em maio de 1997.
1º Brasileiro a escalar o Carstensz (4.884m), a maior montanha da Oceania, situada na Ilha de Nova Guiné, em solitário, em setembro de 1997.
1º Brasileiro a completar os Sete Cumes do Mundo, a escalada da maior montanha de cada um dos continentes, a saber: Aconcágua (América do Sul), Mc Kinley (América do Norte), Vinson (Antártida), Kilimanjaro (África), Elbrus (Europa), Carstensz (Oceania) e Everest (Ásia), projeto completado em setembro de 1997.
1º Brasileiro a escalar o Shisha Pangma (8.046m), a 13ª maior montanha do mundo, situada no Tibete (China), junto com o italiano Abele Blanc, em maio de 1998.
2º Brasileiro a escalar o Cho Oyo (8.201m), a 7ª maior montanha do mundo, situada na fronteira do Tibete (China) com o Nepal, junto com o italiano Abele Blanc, em maio de 1998.
1º Brasileiro a escalar o Gasherbrum (8.035m), a 14ª maior montanha do mundo, situada na fronteira do Paquistão com a China, junto com o italiano Abele Blanc, em julho de 1999.
Escalou o Pico da Neblina (3.014m), a maior montanha do Brasil, junto com militares do Exército Brasileiro, em comemoração ao aniversário de 500 anos da descoberta do Brasil, em abril de 2000.
1º Brasileiro a escalar o K2 (8.611m), a segunda maior montanha do mundo, considerada a mais difícil de todas, situada na fronteira do Paquistão com a China, junto com o italiano Abele Blanc, em julho de 2000.
Escalou o El Capitan, um dos mais famosos paredões de rocha do mundo, com 900m de altura, situado no Yosemite, EUA, junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda e equipe, em maio de 2001.
1º Brasileiro a escalar a Trango Tower, a maior torre de granito do mundo, possui o maior paredão de rocha do mundo com 1.500m de altura, situada no Paquistão, junto com os compatriotas Irivan Gustavo Burda, Marcelo Santos e equipe, em junho de 2001.
Escalou o Half Dome, montanha símbolo do Parque Nacional do Yosemite, paredão com 600m de altura, EUA, junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, em junho de 2002.
1º Brasileiro a escalar o Lhotse (8.501m), a 4ª maior montanha do mundo, situada na fronteira do Nepal com o Tibete (China), junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, em outubro de 2002.
1º Brasileiro a escalar o San Valentin (4.058m), a maior montanha da Patagônia, situada no Chile, junto com o compatriota Renato Kalinowski e equipe, em fevereiro de 2004.
1º Brasileiro a escalar pela segunda vez o Everest (8.848m), a maior montanha do mundo, situada na fronteira do Nepal com o Tibete (China), junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, no dia 2 de junho de 2005.
1º Brasileiro a escalar os Montes Cook (3.763m) e Tasman (3.497m), as maiores montanhas da Nova Zelândia, junto com o australiano Marty Bear, em janeiro de 2006.
1º Brasileiro a escalar o Totem Pole, famoso pilar de rocha com 65m de altura e 3m de largura que surge do mar ao sul da Tasmânia, junto com o australiano Lee Cossey, em janeiro de 2006.
1º Brasileiro a escalar o Gunnbjorns (3.693) e o Dome (3.682m), as maiores montanhas do Ártico, situadas na Groenlândia, junto com o britânico Mark Thomas, em abril de 2006.
1º Brasileiro a escalar o Makalu (8.463m) a quinta maior montanha do mundo, situado na fronteira do Nepal com o Tibete (China), junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, em maio de 2008.
Escalou o Orizaba (5.746m), a maior montanha do México, em solitário,
em dezembro de 2008.
Escalou o Tajumulco (4.220m), a maior montanha da América Central, situada na Guatemala, em janeiro de 2009.
Escalou o Chirripó (3.828m), a maior montanha da Costa Rica, em janeiro de 2009.
1º Brasileiro a escalar o Lenin (7.134m), a 2ª maior montanha do Pamir, cordilheira situada na fronteira do Quirguistão com o Tadjiquistão, junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, em julho de 2009.
1º Brasileiro a escalar o Khan Tengri (7.010m), a 2ª maior montanha do Tien Shan, cordilheira situada na fronteira do Quirguistão com o Kazaquistão, junto com o compatriota Irivan Gustavo Burda, em agosto de 2009.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
The Alpine Waldemar Niclevicz
Waldemar Niclevicz, is Brazilian, born in Foz do Iguacu, near the waters more than the mountains, their contact with the hiking took shape when he moved to Curitiba - PR, hiking in the Serra do Mar were serving as stepping stones to greater conquests .
Itatiaia - RJ, appear as the field school for climbing and vertical control techniques. Driven by a desire for adventure in 1985 had his first contact with the Andean world, Machu Picchu was ground zero for this amazing journey Brazilian sportsman.
Returning to Curitiba, he began working in a factory backpacks and guiding groups to the mountains and caves, aided by learning course in Tourism held at the Federal University of Parana.
Febru 1988 - Waldemar memorable achievement for sport and, after reaching the summit of Mount Aconcagua, other mountains were emerging as new and exciting challenges: Ojos del Salado - Chile; Illimani - Bolivia; Huascaran - Peru; Chimborazo - Ecuador; Matterhorn - Switzerland v Italy, among many others.
TAKING THE BRAZIL TO TOP OF THE WORLD
In 1991 the possibility of climbing Everest had become real, but the difficulties with equipment have created a barrier to achievement, but the persistence was stronger in 1995 and Wlademir Nicleviz conquered the most desired dream. View book - Diary of an Everest Victoria - Waldemar Niclevicz
Among the many mountains in the world K2 is the most stirs his challengers, considered the most deadly of the mountains, because it is difficult Ignition, became the target of Waldemar that during training other three monatnhas climbed over 8000 meters: Cho Oyo; Shisha Pangma and Gasherbrum, the second highest mountain K2 World's only surrendered the Brazilian in the third attempt.
Trango Tower came into the K2, Baltoro Glacier on the left, its vertiginous verticality cha much attention, turning the 1,500 meters on the east side of the world's largest vertical wall. Also known as Nameless Tower and Nameless Tower, was climbing the first time in 1976. Their second ascent was only the NZE years later and still only 72 heroic climbers reached the top of its 6251 meters of altitude, with a total of only 24 successful expeditions.
This is one of the biggest challenges of mountaineering world, but its altitude, the constant snow avalanches and rock, rare intervals of good times, makes great climbers to make this dream of his head.
In 2002, Waldemar became the first Brazilian to climb Lhotse, the 4th highest mountain in the world. In 2004, climbed 18 mountains in the Andes, most unprecedented achievements for a Brazilian.
In 2005, to commemorate the anniversary of 10 years of Brazilian conquest of the world's highest mountain, Waldemar repeated climbing, becoming the first Brazilian to climb Everest twice.
In 2006, Waldemar climbed the two highest mountains in the Arctic, located in Greenland, as well as the three highest mountains in New Zealand, all unprecedented achievements for a Brazilian. Also in 2006, Waldemar reached the top of Australia's highest mountain and climbed the Totem Pole, Tasmania.
In 2007, Waldemar tried to climb Makalu, located next to Everest, but bad weather did not allow. Was then made a new attempt in 2008 when the Brazilian flag finally flew for the first time that the top of this is the 5th highest mountain in the world.
In December 2008 Waldemar climbed the highest mountains of Mexico, in January 2009 and the highest mountains of Central America, located in Guatemala and Costa Rica.
In July and August 2009 Waldemar became the first Brazilian to climb Lenin (7.134m) and Khan Tengri (7.010m), imposing mountains situated respectively in the ranges of the Pamir and Tien Shan, Central Asia.
With all this curriculum, Waldemar became the largest Brazilian climber of all time, and is recognized worldwide as one of the most complete and dedicated climbers today.
Resume Waldemar Niclevicz:
Thanks to his enthusiasm and high technical level, continues to raise the Brazilian flag to the highest points of the world, giving an example of patriotism, dedication, perseverance, love of sport and nature, which leads him to be recognized worldwide as one of the most accomplished climbers today.
Outstanding achievements in the career of Waldemar Niclevicz,
in chronological order:
- Climbed in solitary Aconcagua (6.959m), the highest mountain in the Americas, located in Argentina, in February 1988.
- 1st Brazilian to climb Ojos del Salado (6.864m), the largest mountain in Chile, in solitary, in February 1989.
- 1st Brazilian to climb in the lone Huascaran (6.768m), the highest mountain in Peru, in August 1989.
- 1st Brazilian to climb in the lone Chimborazo (6.310m), the highest mountain of Ecuador in August 1989.
- 1st Brazilian to climb the Matterhorn in solitary (4.484m), the highest mountain in Switzerland, the second largest in the Alps in August 1991.
- 1st Brazilian to climb in solitary Mont Blanc (4.807m), the highest mountain in the European Alps on the border of Italy with France in August 1991.
- 1st Brazilian trying to climb Everest (8,848 m), highest mountain in the world, situated on the border between Nepal and Tibet (China), along with a French expedition, reached up to 8.504m in solitary, on 4 October 1991.
- 1st Brazilian to climb Everest (8,848 m), highest mountain in the world, situated on the border between Nepal and Tibet (China), along with compatriot Mozart Cato on May 14, 1995.
- 1st Brazilian to climb Elbrus (5.642m), Europe's highest mountain, located on Russia's border with Georgia Southern in solitary, in July 1996.
- 1st Brazilian to climb Vinson (4.897m), the highest mountain in Antarctica, along with American Dave Hann, in December 1996.
- 1st Brazilian to climb Sajama (6.542m), the highest mountain in Bolivia, in solitary, in April 1997.
- 1st Brazilian to climb in solitary Mc Kynley (6.194m), the highest mountain in North America, located in Alaska, in May 1997.
- 1st Brazilian to climb Carstensz (4.884m), the highest mountain in Oceania, situated on the island of New Guinea, in solitary, in September 1997.
- 1st Brazilian to complete the Seven Summits of the world, climbing the tallest mountain in each continent, namely: Aconcagua (South America), Mc Kinley (North America), Vinson (Antarctica), Kilimanjaro (Africa), Elbrus (Europe), Carstensz (Oceania) and Everest (Asia), a project completed in September 1997.
- 1st Brazilian to climb Shisha Pangma (8.046m), the 13th highest mountain in the world, located in Tibet (China), along with Italian Abele Blanc, in May 1998.
- 2nd Brazilian to climb Cho Oyo (8.201m), the 7th highest mountain in the world, situated on the border of Tibet (China) and Nepal, along with Italian Abele Blanc, in May 1998.
- 1st Brazilian to climb Gasherbrum (8.035m), the 14th highest mountain in the world, located in Pakistan's border with China, along with Italian Abele Blanc, in July 1999.
- Climbed the Pico da Neblina (3.014m), the highest mountain in Brazil with the Brazilian Army to commemorate the 500th anniversary of the discovery of Brazil in April 2000.
- 1st Brazilian to climb K2 (8.611m), the second highest mountain in the world, considered the most difficult of all, on the border between Pakistan and China, along with Italian Abele Blanc, in July 2000.
- Climbed El Capitan, one of the most famous rock walls of the world, with 900m high, located in Yosemite, USA, along with countryman Gustavo Burda and Irivan team in May 2001.
- 1st Brazilian to climb the Trango Tower, the highest tower of granite in the world, has the largest rock wall in the world with 1,500 m high, located in Pakistan, along with fellow Irivan Gustavo Burda, Marcelo Santos and crew in June 2001.
- Climbed Half Dome mountain symbol of Yosemite National Park, with 600m high cliff, USA, along with countryman Gustavo Burda Irivan in June 2002.
- 1st Brazilian to climb Lhotse (8.501m), the 4th highest mountain in the world, situated on the border between Nepal and Tibet (China), along with countryman Gustavo Burda Irivan in October 2002.
- 1st Brazilian to climb San Valentin (4.058m), the highest mountain in Patagonia, located in Chile, along with compatriot Renato Kalinowski and staff in February 2004.
- 1st Brazilian to climb Everest for the second time (8,848 m), highest mountain in the world, situated on the border between Nepal and Tibet (China), along with compatriot Irivan Gustavo Burda, on June 2, 2005.
- 1st Brazilian to climb the hills Cook (3.763m) and Tasman (3.497m), the highest mountains of New Zealand, along with Australian Marty Bear in January 2006.
- 1st Brazilian climbing the Totem Pole, the famous pillar of rock 65m high and 3m wide, which arises from the sea south of Tasmania, along with Australian Lee Cossey, in January 2006.
- 1st Brazilian to climb Gunnbjorns (3693) and Dome (3.682m), the highest mountain in the Arctic, located in Greenland, along with Briton Mark Thomas, in April 2006.
- 1st Brazilian to climb Makalu (8.463m) to the fifth highest mountain in the world, situated on the border between Nepal and Tibet (China), along with countryman Gustavo Burda Irivan in May 2008.
- Climbed Orizaba (5.746m), the highest mountain in Mexico in solitary
in December 2008.
- Climbed Tajumulco (4.220m), the highest mountain in Central America, located in Guatemala in January 2009.
- Climbed Chirripó (3.828m), the highest mountain in Costa Rica in January 2009.
- 1st Brazilian to climb Lenin (7.134m), the 2nd highest mountain in the Pamir Mountains of Kyrgyzstan on the border with Tajikistan, along with countryman Gustavo Burda Irivan in July 2009.
- 1st Brazilian to climb Khan Tengri (7.010m), the 2nd highest mountain in the Tien Shan mountains of Kyrgyzstan on the border with Kazakhstan, along with countryman Gustavo Burda Irivan in August 2009.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário, opiniões são bem-vindas quando somam ao esforço de melhorar.